Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dez dicas para ter uma alimentação mais saudável…

Uma alimentação sudável garante melhor qualidade de vida.


limões

1- Tomar um copo de água morna com meio limão ao acordar vai ajudar a digestão ao longo do dia, além de favorecer uma melhor absorção dos nutrientes e, ainda, uma melhor eliminação das toxinas acumuladas em nosso organismo.

2- Comer porções menores, mais vezes durante o dia. De cinco a seis vezes ao dia e, de preferência, sempre nos mesmos horários. Procure também nunca sair da mesa sentindo-se demasiadamente satisfeito. Sempre saia com a sensação de que comeria mais um pouco.

3- Tomar um bom café da manhã, com fibras e proteína de qualidade, como frutas e ovos, melhora a função intestinal e sinaliza que o organismo está bem. Isso evita com que os mecanismos de proteção do corpo sejam ativados e, assim, não levam ao acúmulo de gordura.

4- Evite associações inadequadas entre alimentos, pois atrapalham sua digestão e aumentam o acúmulo de toxinas em seu organismo, como exemplo, carnes e laticínios, encontrados no parmegiana ou cheeseburger. E, ainda, evite alimentos gelados com quentes, como o petit gateau, leite com frutas ou mesmo frutas após a refeição, como salada de fruta de sobremesa.

5- Tomar um dedinho de limão espremido antes da refeição quando for comer algum doce. Isso ajuda a combater os efeitos negativos deste carboidrato, além de acumular menos gordura.

6- Não tomar líquido durante as refeições. Você pode tomar até dez minutos antes ou a partir de uma hora depois. Tomar um copo de água antes das refeições é uma boa estratégia para diminuir a fome, visto que a mesma região no cérebro é responsável pelas sensações de sede e fome.

7- Só comer quando estiver com fome, fazendo lanches apropriados. Isso evita que você coma em demasia numa única refeição.

8- Procure evitar comer os seguintes alimentos: refrigerantes, sorvete, grãos refinados, trigo, fritura, batata inglesa, adoçantes, como aspartame e sucralose e sucos de fruta industrializados.

9- Procure inserir mais em seu dia-a-dia: brócolis, repolho, couve flor, limão, vinagre e canela. Eles ajudam a diminuir o índice glicêmico e, portanto, ajudam na perda de peso. Quinoa e ovo (inteiro) oferecem aminoácidos importantes à saúde. Azeite de oliva extra virgem, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, macadâmias), óleo de coco e sementes de gergelim e linhaça são fontes de gorduras importantes na manutenção e perda de peso.

10- Foque em sua respiração. Nada melhor para equilibrar a correria da vida moderna, do que respirar lenta e profundamente. O ideal seriam, pelo menos, três ciclos de inspirações e expirações profundas por hora. Por stress ou pura falta de atenção, respiramos cada vez mais superficialmente e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o organismo. Para finalizar, lembre-se que os três principais combustíveis para gerar nossa preciosa energia são o ar que respiramos, o alimento que comemos e a água que bebemos – problemas com qualquer um deles fará com que adoeçamos. (Eduardo Magalhães, conhecido como Dr. Saúde)

Sem comentários:

Recife registra mais de 110 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

  O Recife registrou mais de 110 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com o monitoramento em tempo real da Agência Pernambuca...