21/08/2015 10:56
Estudo aponta que preferência varia de acordo com cada região do país. Os paulistas vão de Civic
Por: Diário de São Paulo
Cada marca segue uma estratégia única para definir seu leque de modelos à venda no país. O objetivo é o mesmo, vender cada vez mais e se tornar a preferida dos consumidores. Há alguns anos, a Ford definiu que todos os carros vendidos no Brasil seriam globais. Do Fusion ao EcoSport não haveria exceção. A marca entende que o consumidor, seja ele indiano ou argentino, tem necessidades semelhantes e, por isso, podem adquirir produtos praticamente iguais. Aparentemente, a estratégia deu resultado. Uma prova disso é que o Ka está entre os modelos mais vendidos no país, com média de 10 mil unidades por mês.
A Hyundai foi na direção oposta e decidiu que faria um produto específico para o público brasileiro. Assim nasceu a família HB20. O resultado não foi melhor que o Ford. O pequeno hatch vende como pão quente e a fábrica em Piracicaba (SP) opera no limite da capacidade. O Fiat Palio, outro exemplo pensado para o público local, está no topo do ranking de vendas dos carros zero quilômetros este ano.
A dúvida persiste. Quem está certo na forma de agir? Um recente levantamento feito pela Webmotors, maior classificado automotivo online do país, mostrou que a questão é um pouco mais complicada. O estudo constatou que a preferência do consumidor muda de acordo com o seu estado de origem. Os mineiros, por exemplo, procuram mais por Volkswagen Gol e Fiat Palio (nesta ordem). Já o paulista está mais interessado no Honda Civic.
A picape Chevrolet S10 é um dos veículos prediletos para o amazonense e o Fiat Palio lidera as buscas feitas no Distrito Federal. O levantamento feito pela WebMotors revelou ainda que o público do Tocantins prefere o Toyota Corolla.
Para dificultar ainda mais a questão, a Fenabrave informa que o veículo mais vendido do país, entre usados e novos, em julho, foi o Volkswagen Gol. Ou seja, independente da estratégia adotada, é quase impossível responder qual é o carro predileto do brasileiro.
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