Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

2016, o ano em que um papa virou símbolo progressista


alx_imagens-do-dia-papa-francisco-vaticano-20160518-001_original.jpegEm um ano marcado pelo fortalecimento de movimentos ultranacionalistas e xenofóbicos, o papa Francisco se destacou como um dos líderes mundiais mais progressistas e de diplomacia aberta, em paradoxo com o conservadorismo da Igreja Católica. O argentino Jorge Mario Bergoglio manteve seu discurso crítico aos modelos econômicos vigentes e não hesitou em confrontar as políticas sociais e imigratórias da Europa.
Publicamente ou nos bastidores, Francisco também participou ativamente dos principais acordos de paz selados no mundo, que colocaram fim a conflitos históricos. A retomada das relações entre Cuba e Estados Unidos tinha sido o primeiro grande feito da diplomacia de Francisco em 2014 e pegou os analistas políticos e diplomatas de surpresa. Em 2016, porém, o Papa foi além e conseguiu articular o fim do conflito armado de meio século com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Agora, o esforço está de Francisco está centralizado na crise política da Venezuela, mais uma vez em seu território natal, a América Latina. “A Santa Sé tem uma forte tradição diplomática e exerce um papel não apenas religioso, porque o Vaticano, como Estado, mantém relações com a maioria dos países. Por isso, um Papa sempre teve autoridade moral para articular acordos, já que ele tem influência política e religiosa e não carrega interesses escondidos”, disse a professora de Relações Internacionais e especialista em diplomacia religiosa Anna Carletti, italiana radicada no Brasil.
Os acordos de paz e negociações mediadas pelo Vaticano são conduzidas por uma estrutura nova criada por Francisco. “Ele forma equipes, núncios, agrega com pessoas nativas dos países envolvidos. Todos trabalham em silêncio. Essa forma de fazer diplomacia é diferente, pois, antes, era comum um Papa assinar uma carta de próprio punho pedindo um acordo de paz”, disse Carletti.
Frequentemente, o papa Francisco, que assumiu a Igreja após a renúncia de Bento XVI, é comparado com João Paulo II por sua simpatia e seu envolvimento em questões internacionais. Mas, para a especialista, o argentino é, na verdade, o “oposto” do polonês. “O pontificado de Bento XVI foi mais de baixo perfil, porque Joseph Ratzinger não queria ser Papa. Já o de João Paulo II foi expansivo e aberto, mas em outra direção do de Francisco”, afirmou. “Por ter vivido fora da Europa, Francisco tem outra visão de mundo. Para ele, a paz não pode ser alcançada se existe desigualdade social e esta é a marca de suas críticas aos modelos econômicos”, comentou Carletti.
Desde 2013, quando foi eleito, Francisco tem seu nome indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Caso sua intermediação tenha sucesso também na Venezuela, sua candidatura virá mais forte em 2017, mas não necessariamente com chances de vitória. “Apesar dos apelos, é difícil entregarem um Nobel a ele porque Francisco é visto como ‘comunista’, ‘esquerdista’, como uma pessoa crítica às grandes potências. D. Helder Câmara também já foi indicado várias vezes ao Nobel e o prêmio acabou sendo entregue a Henry Kissinger em 1973”, lembrou a professora.

Sem comentários:

Orobó terá Oposição Sim: O dinheiro que paga o preço de alguns ,não compra os valores de todos...

  Em tempos de janelas partidárias é comum que dancem as cadeiras. Que partidos ganhem e percam filiados. Pessoas de fraca personalidade aba...