Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Chaparral assumirá mandato sub judice, confira os desafios e possibilidades

Do Blog A voz de Orobó


O Prefeito do Município de Orobó, reeleito nas eleições de 2016 Cleber Chaparral - PSD terá pela frente diversos desafios, condenado por abuso de poder político, econômico e a prática de condutas vedadas tendo seu registro cassado pela Justiça Eleitoral o prefeito que já foi diplomado tomará posse no próximo dia 01 de Janeiro graças ao fato do processo está suspenso até que o TRE decida de forma definitiva se afasta ou mantém a condenação do prefeito, o prefeito responde ainda uma Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público de Pernambuco por desrespeito aos princípios constitucionais e dano ao erário.

Cleber Chaparral assumirá no próximo dia 01 de Janeiro a Prefeitura de Orobó na condição sub judice, isso significa que sua posse não é definitiva e só vale até que o TRE decida de forma definitiva sobre sua cassação, se o TRE decidir por manter a decisão da 96º Zona Eleitoral o prefeito será afastado de suas funções assumindo o futuro Presidente da Câmara que será eleito dia 01 de Janeiro no momento da posse, o Presidente da Câmara assume interinamente até que o TSE decida sobre futuros recursos do Prefeito e a convocação de novas eleições.

Caso o TRE resolva acatar o recurso do Prefeito ele será absolvido e poderá se manter no cargo normalmente, atualmente o processo está com o Ministério Público Federal onde um procurador irá emitir um parecer sobre o recurso do prefeito, após isso fica a cargo da relatora do caso colocar em pauta para julgamento, a expectativa segundo apurou nossa equipe junto aos advogados do processo é que o caso seja concluído entre os dias 20 de Janeiro e 28 de Fevereiro.

O segundo mandato de Cleber Chaparral em nada se aparentará com o segundo, começará com o fantasma do TRE assombrando e com uma câmara hostil, confira os desafios do prefeito reeleito.

SEGUNDO MANDATO:

Conforme já dito o prefeito assumirá na condição sub judice, estará sempre com o fantasma do TRE assombrando seus dias, não se sabe ainda como isso irá afetar a sua administração mas é certo que nem de longe lembra o início de seu mandato em 2013.

CÂMARA DE VEREADORES:

A grande derrota do prefeito Cleber Chaparral nas eleições de 2016 se deu na câmara de vereadores, o grupo do prefeito teve suas expectativas frustradas ao ver que elegeu apenas 6 vereadores, a expectativa segundo pessoas próximas do prefeito era eleger entre 7 e 8 vereadores e posteriormente conseguir atrair algum vereador eleito na oposição para manter 8 ou 9 parlamentares na base, porém, o atual cenário é sombrio, com 5 vereadores na oposição mantendo um discurso de união o prefeito não terá vida fácil para aprovar matérias que precisam de dois terços dos vereadores.

Segundo informações o prefeito tem tentado se aproximar dos vereadores que se elegeram na oposição na expectativa de atrair alguns deles, porém, tem recebido repetitivos nãos dos vereadores eleitos na oposição.

Entre os anos de 2013 e 2016 o prefeito governou com ampla maioria na câmara, praticamente todas as suas demandas enviadas a câmara foram aprovadas em sua integridade sem modificações e sem muitos problemas, com 9 vereadores na base ficou fácil aprovar tudo que quis, pontos polêmicos foram aprovados no primeiro mandato do prefeito como o aumento do IPTU, da Taxa de Iluminação Pública e a reforma da previdência municipal que prejudicou principalmente os professores.

Se prefeito mantiver a composição de apenas 6 veadores terá pela frente vida difícil.

ANTIGOS ALIADOS, FUTUROS EXCLUÍDOS:

É certo que se tratando de política geralmente quem tem peso político tem mais influência, diminui-se o peso político diminui-se a influência, antigos aliados do prefeito entrarão o ano de 2017 sem muito peso político e com a imagem desgastada pelo desempenho na câmara de vereadores, Dr. Jorge, Jairo, Eduardo do Cimento, Zezé Jaca e Conceição Arruda entrarão o ano de 2017 com seus espaços ameaçados no grupo do prefeito.

Dr. Jorge decidiu não se candidatar e entrará 2017 como ex-vereador com seu peso menor a tendência é que sua influência no grupo do prefeito diminua, atualmente o vereador conta com a esposa à frente de uma secretaria, não podendo exigir muito do prefeito, terá que apelar para sua boa vontade.

Jairo termina seu mandato no próximo dia 31 de Dezembro, tentou a reeleição mas obteve um desempenho fraco, com apenas 13 votos ficou entre os últimos colocados do grupo do prefeito, certamente não poderá exigir muita coisa do prefeito.

Eduardo do Cimento também finaliza sua participação na câmara de vereadores no próximo dia 31, tentou reeleição e obteve 483 votos, ficando como segundo suplente do grupo do prefeito, certamente Eduardo do cimento não chegará a assumir como suplente o mandato de vereador, e dessa forma não poderá exigir muito do prefeito.

Zezé Jaca é outro que finaliza seu mandato no próximo dia 31, ele tentou reeleição mas obteve apenas 195 votos, sua candidatura foi marcada por revira voltas, teve sua candidatura impugnada pela justiça eleitoral com base na lei da ficha limpa e concorreu na condição de sub judice, talvez esse processo judicial tenha atrapalhado sua campanha e estando fora da próxima legislatura esse é mais um que terá sua força diminuída em 2017.

Por último temos Conceição Arruda, vereadora histórica de Orobó, Conceição decidiu não concorrer a reeleição, desgastada, tentou apoiar a irmã, Gracinha Arruda que foi candidata pela oposição, porém permaneceu apoiando a reeleição do prefeito de Orobó, no meio dessa contradição perderam ambas, a irmã não conseguiu se eleger e Conceição saiu com a imagem e o prestígio arranhado perante o prefeito que não costuma digerir bem atitudes que contrariem sua vontade, segundo informações que chegam a este Blog, Conceição Arruda terá dificuldades de lidar com o prefeito, chegou inclusive a votar contra a proposta de reforma da previdência proposta pelo prefeito, só o tempo dirá se Conceição será escanteada pelo prefeito ou conseguirá recompor a relação.

O PASSADO SERVE DE LIÇÃO:

Jairo, Jorge e Conceição Arruda foram eleitos em 2012 no palanque de Gorete, posteriormente decidiram fazer parte do governo e apoiar Cleber Chaparral, defendendo seu nome na câmara e aprovando as medidas enviadas pelo prefeito, essa postura custou o desgaste das imagens dos três que viram a rejeição aos seus nomes crescerem, é tanto que Jorge e Conceição desistiram de se candidatar enquanto que Jairo obteve apenas 13 votos, esse é o grande exemplo que fica para os 5 vereadores eleitos pela oposição, Paulo Brito, Lúcio Ramos, Amilton do Sintraf, João Cipriano e Lívio Aguiar arriscarão desgastar suas imagens para defender um prefeito que se pudesse nem os teria elegido? A resposta é provavelmente NÃO, e é isso que os 5 tem dito em todo canto, ainda mais no momento em que a sociedade está mais atenta a postura dos vereadores e cobrando deles diariamente, certamente quem arriscar essa manobra pagará com o próprio nome.

Sem comentários:

Cartilha do TCE_PE Orienta o que os prefeitos podem ou não podem fazer no último ano de mandato

  Está disponível no site do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) o manual de Encerramento e Transição de Mandato Municipal 2024, com o...