Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Lindo Desabafo da Exemplar Professora Rogéria Araujo:

"É melhor viver uma vida marcada por lutas,
revoltas e indignação. Do que viver uma vida
fútil, inclinada para a escravidão do sistema
político .(Sacerdote Jushon´.)

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, planta, árvore e atividades ao ar livre


Faço das palavras do Sacerdote Jushon as minhas. Vim do Rio de Janeiro aos 8 anos. E aqui neste torrão querido-OROBÓ construí uma história . Tive muitas percas , desafetos por vezes. Amores, lutas. Mas algo que nínguém pode tirar do outro é a dignidade. Fui uma boa aluna em todo meu tempo estudantil e ainda continuo, pois sou uma eterna aprendiz. Via nos meus professores um espelho o qual queria seguir . Recordo-me de vocês Tia Janete, Cristina, Cristiana Aguiar, Gorete Freitas, Socorro Souza que foram a o estímulo para a minha base escolar . Quando a base é sólida certamente conseguimos edificar com firmeza nossas construções. E assim continuei . Estudei , estudei até chegar o ensino médio ou seja 1º ano básico. Eis o momento de escolher qual seria a profissão a seguir. E o meu coração saltitava de alegria por ter a oportunidade de realizar um sonho "SER PROFESSORA". Fui aluna bolsista na minha querida CENECISTA. Formei-me professora no magistério, ao terminar comecei a exercer a função de auxiliar de professora na mesma escola e logo após professora titular na pré escola. Surge em 1994 a oportunidade de concurso para ACS no nosso torrão no qual fiquei em primeiro lugar na área da cidade. Ficando alegre e triste ao mesmo tempo. Teria que deixar os meus pequenos. Gostava  da saúde de estar em contato com as pessoas, com as crianças. Mas ainda não estava realizada. Posteriormente chega o concurso e agora o momento de um sonho- lecionar . Presto concurso e sou classificada. Assumindo uma sala de aula multiseriada de 42 alunos na Escola São Geraldo.- Amada escola de origem. Pois é , muitos podem ao lerem este depoimento e perguntar por que Rogéria escreveu. Hoje tenho 17 anos de profissão de muito orgulho, responsabilidade e compromisso com a educação de meus alunos , pois foi esse o juramento que.fiz. Sou sonhadora , sonho com uma educação melhor. Sonho com o dia em que todos os alunos de nosso município tenham uma escola estruturada que possa atender os seus anseios estudantis mediante o processo de globalização. Mas sonho principalmente com o dia em que minha classe profissional -PROFESSOR- seja reconhecida e valorizada. Infelizmente com lágrimas nos olhos pude observar o descaso de alguns representantes políticos- o sorriso irônico, os cochichos, as cabeças cabisbaixas . Já passei por várias gestões políticas e em nenhum destes 17 anos nenhum vereador visitou minha sala de aula pra dizer:  professora tudo bem, como está transcorrendo seu dia a dia. Quais são suas dificuldades? O que eu e meus colegas legisladores podemos fazer para te ajudar? Como podemos intermediar com o Executivo? É difícil perguntar . Porque não estarão aptos a ouvir nossas respostas e anseios e nem tão pouco escutar nossas sugestões.
Mas é fácil dizer ou comparar- "urubus na carniça" , "não sabem ouvir nem escutar",  " só trabalham por dinheiro" e até mesmo termos que eu tenho vergonha em escrever , como foi ouvido na noite de hoje na Câmara Legislativa de Orobó. Estávamos lá sim, em defesa de nossos ideais, de nossos direitos os quais foram adquiridos com muita luta. Não podemos pagar por erros de nenhuma gestão. Um centavo que sai do nosso bolso faz falta. Porque ninguém chega pra favorecer nossa classe . Muitos pensam que ganhamos rios de dinheiro. Se quisermos ter uma vida melhor temos que estudar nos aperfeiçoar e realizarmos concurso. E podemos sim -ter dois concursos. E buscarmos sempre nossos direitos como categoria e pessoa cidadã. E hoje queria deixar minha moção de aplausos para os representantes escolhidos para representar o povo de Orobó- Ainda bem que o que eu escolhi em 2012 soube muito bem me representar nesta noite. Não precisou usar verbetes indignos para o momento. Sou Rogéria. Mulher, amiga, professora e digna acima de tudo. Desculpem meus amigos o desabafo!

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...